Ontem à noite

Fui sair para espairecer a cabeça – que anda a mil nas últimas semanas – e sem esperar vi um espectáculo de rua que me deixou embevecida. Não me lembrava que, por cá, estava a decorrer a Festa da Cultura com museus à borla, exposições pelas ruas, música, arruadas, desfiles e muita boa disposição – todo um programa pensado para 11 dias de animação pela capital da ilha.

Ontem à noite foram os Gaitúlia que encheram as ruas da Zona Velha da cidade. O conceito é arrojado. Ora, passo a explicar. Os Gaitúlia recriam uma tradição que se perdeu com o passar dos tempos – a Arruada.

A Arruada fazia parte das festas, romarias, arraiais ou feiras. O que eles nos trazem é a recriação desta forma musical, unindo o carácter sonoro e pujante da gaita de foles, dos bombos a outras percussões tradicionais. Há relatos históricos que nos dizem que esta tradição fez parte da história madeirense, embora tenha raízes no norte da Península Ibérica, nas regiões do Minho e Trás-os-Montes.

Este grupo presenteia-nos com música, teatro, dança do ventre, dança renascentista, malabarismo com espadas e inúmeros espectáculos de fogo. Um cenário absolutamente encantador. Eu adorei. Só tive pena de não ter máquina para fotografar o momento, mas encontrei algumas fotografias no Facebook. Ora, espreitem.

A M.

Anúncios

One thought on “Ontem à noite

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s