Cheiros

Costumo dizer que o cheiro é determinante para eu poder dizer que gosto de alguém. O meu conceito de gostar vem de um todo. Não sei se podemos chamar de reacção química. Mas esse efeito é, realmente, determinante nas minhas relações interpessoais. É difícil lembrar-me de alguém que eu goste e que não cheire bem. Ninguém cheira igual a outra pessoa. Há cheiros que sei de cor. Os cheiros fazem-me lembrar pessoas, sítios, momentos bons e maus. Há cheiros que nos recordam a infância. Há déjà-vus de cheiros. Há cheiros que adoro. Há cheiros que me arrepiam. Há cheiros que eu podia ficar uma vida a inalar. Há cheiros que não suporto sentir durante cinco segundos. Gosto do cheiro das minhas pessoas queridas. Gosto do cheiro dos livros novos. Gosto do cheiro a roupa lavada. Gosto do cheiro do eucalipto. Gosto do cheiro das goiabas. Gosto do cheiro da minha casa. Gosto do cheiro a relva. Gosto do cheiro a mofo – pois, este é o cheiro mais estranho, mas dêem-me uma sala a cheirar a isto e eu fico ali estática feliz da vida a respirar. Gosto de cheirar a pele depois de tomar banho. Gosto do cheiro do bolo de bolacha. Gosto do cheiro do meu cabelo. Gosto do cheiro a terra molhada. Gosto do cheiro do alecrim. Gosto do cheiro do café. Não gosto do cheiro a gasolina. Não gosto do cheiro a queimado. Não gosto do cheiro a transpiração. Não gosto do cheiro do tabaco.

Faço colecção de cheirinhos. Ervas de chá. Sabonetes. Cremes. Costumo ter mais de um gel de banho. Fico sempre feliz quando me oferecem estas coisas. Nunca é demais e o resultado pode ser desfrutado por toda a gente. Eu. Tu. Ele. Nós. Vós. Eles. Todos saem a ganhar. Todos vão cheirar. Há presente melhor que este?

Neste fim-de-semana fiz uma amizade inesperada. Estava mesmo à porta da Sephora, com vontade de vir morar cá para casa. Fez-me uns olhinhos de gatinho. Depois rendi-me ao laçarote. Assim que cheirei não precisei de mais argumentos. Cheira a b-o-l-o  d-e  b-o-l-a-c-h-a. E é um dos cheiros mais “nhamis” que já pude sentir. Sim. Apetece comer. E sim, já está a conviver alegremente e a dar-se lindamente com o restante gangue dos cheirinhos.

A M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s